Aspectos epidemiológicos da raiva: Estudo descritivo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1218.1-11Palavras-chave:
Epidemiologia, Lyssavirus, zoonoseResumo
A raiva é uma doença infectocontagiosa ocasionada pelo vírus Lyssavirus, sendo esta zoonose uma problemática para a saúde única, por afetar mamíferos aéreos e terrestre, sendo considerada uma doença negligenciada e de distribuição mundial. Os programas nacionais vigentes, visam o controle da patologia, por meio da imunização de animais domésticos, e para humanos, preconiza-se o protocolo de pré e pós- exposição. Assim, este trabalho tem por objetivo detalhar os aspectos epidemiológicos da raiva através de um estudo descritivo, enfatizando a sua etiologia, epidemiologia, transmissão, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento, o controle e a profilaxia da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anita de Souza Silva, Rita de Cássia Carvalho Castro Teles, Monize Nascimento Rabelo, Erik da Silva Pereira, Armando de Amorim Oliveira, João Victor de Jesus, Renata Rocha da Silva, Paula Regina Barros de Lima, Danila Fernanda Rodrigues Frias, Roseane Nunes de Santana Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.