Catarata em cães: Revisão de literatura
DOI:
Resumo
A catarata é definida como uma afecção que resulta na opacificação da cápsula ou fibras do cristalino, decorrente de alterações da arquitetura lamelar destas estruturas. Acometem frequentemente algumas raças de cães sendo considerada uma das principais causas de cegueira nesta espécie. O diagnóstico baseia-se em: histórico completo, obtido através das informações relatadas pelo proprietário; exames sistêmico e oftálmico do paciente. O tratamento cirúrgico é o mais indicado, quer seja no homem ou nos animais. Ainda, numa cirurgia de catarata podem ocorrer possíveis complicações. As mais frequentes são: uveítes, hipertensão intra-ocular transitória, edema corneano, sinéquia, endoftalmite, opacificação da cápsula posterior da lente e deslocamento de retina. As complicações podem ser evitadas, em grande parte, com adequada preparação pré-operatória e, com mínima manipulação intraocular no curso do procedimento cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Taciana de Melo Fernandes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.