Leishmaniose Visceral Canina (LVC)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n37.1239Palavras-chave:
diagnóstico; Leishmania spp; parasitologiaResumo
A Leishmaniose Visceral Canina trata-se de uma doença de grande importância na saúde pública, uma vez que é uma zoonose que vem tomando dimensões preocupantes. Devido à urbanização dessa doença, há dificuldades no controle de vetores e reservatórios, além do desafio da conscientização da população e preparação de profissionais da saúde em diagnosticá-la e tratar os humanos acometidos. A maior preocupação é o diagnóstico precoce da doença e a eliminação, não só dos reservatórios caninos, mas também dos vetores. A Leishmaniose Visceral Canina encontra-se entre as doenças de maior interesse na saúde pública, sendo assim, doença com caráter de notificação compulsória e, uma vez que o animal é diagnosticado como positivo, legalmente tem o sacrifício como obrigatório. Essa doença tem caráter crônico, e pode causar a morte em indivíduos imunossuprimidos e em crianças se não for diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 JÉSSICA LIMA FERREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.