Aspectos imaginológicos de colelitíase e coledocolitíase em cães: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n8.600-603Palavras-chave:
Canino, litíase, radiografia, trato biliar, ultrassonografiaResumo
A ocorrência de cálculo biliar em cães é rara, consistindo, geralmente, em achados acidentais. Os animais acometidos apresentam sinais clínicos inespecíficos ou mesmo podem ser assintomáticos. Todavia, dependendo da localização do cálculo, pode ocorrer obstrução total do fluxo biliar, e causar ruptura de vesícula ou ductos biliares. Os exames de imagem, como radiografia e/ou ultrassonografia abdominal, e sua correta interpretação são fundamentais para avaliação do sistema biliar. Objetivou-se com a presente revisão uma descrição das imagens radiográficas e ultrassonográficas características da colelitíase e coledocolitíase em cães.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Bartira Damiana Lemes Cipriano, Desireé Reis de Oliveira, Paulo Antonio Terrabuio Andreussi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.