Eimeriose em bovinos leiteiros do município de Silveiras - SP
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N3.267-271Palavras-chave:
bovino, eimerioseResumo
O objetivo do presente trabalho foi efetuar um levantamento epidemiológico para determinar a ocorrência de Eimeria spp. em 82 bovinos leiteiros de uma Fazenda de médio porte no Vale do Paraíba, incluindo bezerros e bovinos adultos. Eimeria é um coccídeo que ataca principalmente o epitélio digestivo de aves e mamíferos domésticos, sendo um importante agente causador de diarreias prejudiciais a estes animais. Essa doença acaba acometendo os bezerros, e, por serem mais sensíveis à infecção, eles apresentam sintomas como diarreia sanguinolenta, fraqueza, perda de peso, entre outros. Sua transmissão pode ocorrer através da ingestão de oocistos, que são encontrados em água contaminada, pastagens ou até mesmo na pelagem dos animais. O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos, lesões macroscópicas e por meio da realização de exames de fezes, evidenciando oocistos do parasito. Após análise de amostras fecais coletadas diretamente da ampola retal dos animais, observou-se uma ocorrência elevada de Eimeria spp. tanto nos bovinos adultos (50%), quanto nos bezerros (61,5%), sendo significativamente maior (p<0,05) em relação a outros protozoários e até mesmo em relação aos helmintos, podendo levar a perdas econômicas, decorrentes da morte de bezerros e perda de produção, trazendo a tona não só a necessidade de tratamento e manejo adequado do rebanho estudado, como também a necessidade da realização de inquéritos semelhantes, visando minimizar os impactos negativos decorrentes dessa importante parasitose bovina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Matheus Diniz Gonçalves Coêlho, Jessika Calheiros Ribeiro, Kaio Sendretti de Almeida, Thaina Ferreira Franco, Lucas Tobias Rodrigues Maciel, Fernanda Bueno Sant’Anna Pereira, Lilian Saito Ormachea Bozo, Francine Alves da Silva Coêlho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.