Anatomia macroscópica dos órgãos reprodutores do Puma yagouaroundi (Geoffroy, 1803) macho
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N8.767-770Palavras-chave:
descrição macroscópica, gato mourisco, sistema reprodutorResumo
O Puma yagouaroundi (gato-mourisco) é um felino que apresenta vasta distribuição geográfica no Brasil, podendo ser encontrado em vários biomas. Na literatura observa-se escassez de trabalhos sobre sua anatomia macroscópica. O objetivo do trabalho foi a descrição macroscópica do sistema reprodutor masculino visando a obtenção de informações que possam ser úteis ao manejo reprodutivo da espécie. O estudo foi realizado em um cadáver macho doado ao Laboratório de Anatomia Veterinária pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande. O animal foi fixado em formal a 10 % para posterior dissecação e descrição do sistema reprodutor masculino. Foram identificadas as seguintes estruturas funcionais do aparelho genital masculino do gato-mourisco: escroto, pênis, testículos, epidídimos, ductos deferentes e as glândulas genitais acessórias, identificando-se apenas a próstata, não possuindo as glândulas bulbouretrais e vesiculares. O escroto com seus constituintes internos situa-se na região subanal. Os testículos apresentaram formato ovóide, posicionado perinealmente, dentro do escroto. O ducto deferente compreende uma estrutura longa, contínua a cauda do epidídimo, desembocando na superfície craniodorsal da próstata. O pênis mostrou-se um órgão curto, achatado látero-lateralmente com presença de espículas e localizado dentro do prepúcio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ediane Freitas Rocha, Nayadjala Távita Alves dos Santos, Rômulo Freitas Francelino Dias, João Augusto Rodrigues Alves Diniz, José Rômulo Soares dos Santos, Danilo José Ayres de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.