Bem-estar em suínos: manejo no pré-abate: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.966-969Palavras-chave:
bem-estar animal, consumo, suínosResumo
A carne suína é a carne mais consumida no mundo, no Brasil perde apenas para a carne bovina e a carne de frango, e o mercado consumidor dessa carne tem se tornado cada vez mais exigente quanto à qualidade e à origem dos animais consumidos principalmente em questões de bem-estar em que esses animais foram produzidos. Muito dos sistemas de produção de suínos vem se adequando e se especializando com ênfase ao bem-estar animal e a produção deve apresentar uma “qualidade ética” na qual a carne suína, além dos atributos de qualidade atuais, também seja apresentada como um alimento oriundo de animais que foram criados, manejados e abatidos em sistema que promova o seu bem-estar. Sabe-se que o manejo pré-abate é de suma importância na cadeia produtiva da suinocultura, visto que esta etapa tem influência direta na qualidade final da carne. Além disso, os consumidores vêm exigindo produtos de melhor qualidade e que não prejudiquem o meio ambiente, fazendo com que os produtores invistam em métodos que priorizem o bem-estar dos animais. Para se ter uma melhor qualidade da carne, todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção de suínos devem estar comprometidas em prezar pela sanidade e pelo bem-estar animal, evitando que os animais passem por sofrimentos desnecessários. O objetivo desse trabalho foi revisar o bem-estar e manejo no pré-abate de suínos, uma vez que a suinocultura brasileira vem se aprimorando cada vez mais nesse aspecto. O manejo no pré-abate adequado também agrega valor ao produto final, satisfazendo cada vez mais os consumidores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Islan Barbosa do Carmo, Poliana Leal Oliveira, Yngrid Souza Oliveira, Zoila Catalina Rabanal de Montalván
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.