Biotécnicas da reprodução aplicada aos bubalinos (Bubalus Bubalis)
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a185.1-16Palavras-chave:
inseminação artificial, melhoramento genético, produtividade, transferência de embriõesResumo
A criação de búfalos vem se difundindo mundialmente devido à superioridade que pode apresentar em relação aos outros ruminantes domésticos, principalmente a adaptação às diversas condições climáticas do território brasileiro, sendo que ele poderá produzir carne e leite para suprir as necessidades do mercado nacional, propiciando grande contribuição ao atendimento da demanda familiar. A exploração zootécnica dos bubalinos caracteriza-se por apesentar boa eficiência reprodutiva e rápido desenvolvimento ponderal, sendo que este potencial genético pode ser multiplicado mais rapidamente por biotécnicas da reprodução, pois os mercados nacional e internacional de bubalinos necessitam de animais geneticamente superiores. Portanto, devido à importância da criação de bubalinos para o País, o objetivo desta revisão bibliográfica é abordar alguns aspectos da fisiologia reprodutiva e a utilização de biotécnicas reprodutivas nesta espécie, a fim de se promover melhorias para a seleção zootécnica e o desempenho destes animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Raquel Rodrigues Costa Mello, Elizângela Mírian Moreira, Joaquim Esquerdo Ferreira, Rosana Colatino Soares Reis, Marco Roberto Bourg de Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.