Linfoma intestinal em cão da raça Labrador: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a198.1-5Palavras-chave:
intestino, metástase, tumorResumo
Com o progresso da medicina veterinária, ocorreu um prolongamento da vida dos animais domésticos, crescendo também a ocorrência de doenças crônicas como, por exemplo, o aparecimento do câncer. É unânime na literatura médica veterinária a importância da avaliação completa do paciente para a resolução do diagnóstico, prognóstico e terapia dos animais portadores de neoplasias. O histórico e os achados físicos consistem da localização anatômica e dos órgãos acometidos. Os sinais clínicos geralmente são inespecíficos. Anorexia/hiporexia, perda de peso e emaciação são sinais comuns às várias formas de surgimento do linfoma. O diagnóstico definitivo é efetivado pela análise citológica e/ou histopatológica dos tecidos acometidos. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de um cão da raça Labrador Retriver de 8 anos de idade que se apresentava diarreico com emagrecimento progressivo, inapetência e vômito. Na palpação era notável uma consistência dura de aproximadamente 3 cm. Foi indicado exames complementares como radiografia, ultrassonografia abdominal e hemograma completo. Confirmando a presença de uma massa neoplásica na região abdominal; porém, não se soube ao certo em que órgão se localizava com suspeita de que estaria presente no baço. O cão foi encaminhado para uma cirurgia de laparotomia exploratória com possível esplenectomia. Foi observado que cerca de 75 a 80% do intestino estava acometido por lesões neoplásicas. Diversos fragmentos foram encaminhados para a histopatologia. O resultado da histopalogia concluiu um linfosarcoma de caráter maligno, apresentando metástase no pâncreas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vitória Viana Lopes, Valesca Oliveira de Sousa, Mariana Gonçalves de Andrade Paiva, Ana Paula Aragão Gama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.