Estudo de anemias e policitemias registradas em cães de Joinville/SC de 2015 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a196.1-7Palavras-chave:
anemia, idade, policitemia, raça, sexoResumo
O diagnóstico de muitas doenças que acometem os animais possui auxílio de exames laboratoriais, pois estes podem demonstrar alterações significativas do organismo não vistas no exame físico. O hemograma possui todos os parâmetros para examinar as células sanguíneas dos vasos periféricos sendo estas classificadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. É o exame mais utilizado na rotina clínica por sua praticidade, economia e utilidade clínica, o qual está dividido em eritrograma, leucograma e trombograma. Por ser um assunto de grande importância clínica, é necessário que haja um conhecimento adequado sobre os exames para que seja realizada a interpretação correta e o devido tratamento do animal. Para este fim foram coletados laudos de hemogramas de dois laboratórios de patologia clínica veterinária da cidade de Joinville – SC e a partir destes realizou-se triagens e separação em grupos. Primeiramente foram separados os exames que possuíam as informações relacionadas a sexo, raça e idade, totalizando 13286 exames. Posteriormente formou-se dois grupos, um com laudos de animais com anemia (n=3294) e outro com policitemia (n=2747). Dentro dos dois grupos foram criados 3 subgrupos, fazendo separação de todos os laudos em sexo, raça e idade. As idades foram separadas em três grupos: jovens menores que 1 ano, adultos entre 1 e 8 anos, idosos acima de 8 anos. As raças foram agrupadas nominalmente, sendo os sem raça definida (SRD) classificados como uma raça e ao fim das pesquisas foram discutidas as três raças que tiveram maior quantidade de laudos analisados. Terminadas todas as triagens fez-se o teste do qui-quadrado através do programa estatístico R para obter uma análise descritiva dos dados. Por fim observou-se um predomínio de fêmeas, SRD e idosos tanto no grupo de anemias quanto de policitemias, porém, para ambos os grupos todos os subgrupos formados tiveram diferença entre si. Sendo assim sugere-se que haja um grupo de risco para anemias e policitemias porém são necessárias mais pesquisas acerca do assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Beatriz dos Santos Bello1, Carlos Eduardo Nogueira Martins, Francielle Diane de Medeiros, Michele Muller Fialkowski, Pricilla Pozzatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.