Estresse hídrico em plantas forrageiras: Uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a241.1-10Palavras-chave:
Água, disponibilidade hídrica, forragem, tolerânciaResumo
A água é um dos recursos determinante para o funcionamento e crescimento pleno das plantas, ao mesmo tempo que é considerado o mais limitante. Nesse sentido, um dos principais fatores causador de estresse nas plantas é a disponibilidade hídrica. O conhecimento do desempenho das plantas forrageiras em condições de estresse hídrico é de grande valia para entendimento do efeito do período “seco” na produção de forragem, permitindo assim o uso de práticas de manejo viáveis para melhorar o cultivo durante esse período. Desta forma, objetivou-se com esta revisão discorrer sobre as respostas das plantas forrageiras submetidas ao estresse hídrico, destacando os efeitos causados e mecanismos de adaptação dessas plantas, assim como práticas para a convivência com o déficit hídrico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 George do Nascimento Araújo Júnior, Fabiana Torres Gomes, Marcelo José da Silva, Alexandre Maniçoba Ferraz da Rosa Jardim, Vicente José Laamon Pinto Simões, José Lypson Pinto Simões Izidro, Maurício Luiz de Mello Vieira Leite, Vicente Imbroisi Teixeira, Thieres George Freire da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.