Ocorrência de mastite em rebanhos leiteiros do município de Santarém – Pará
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a253.1-4Palavras-chave:
glândula mamária, inflamação, lactaçãoResumo
Dentro da pecuária brasileira, a produção leiteira, vem ganhando destaque no cenário atual. Foram coletadas amostras de leite de todos os quartos de 31 vacas lactantes das propriedades em Santarém, entre os meses de outubro a novembro de 2013. Os animais não apresentavam sintomatologia clínica. Das vacas avaliadas cinco (16,1%) se apresentaram positivos para o diagnóstico do California Mastitis Test (CMT) variando entre uma, duas e três cruzes. E 26 (83,9%), não apresentaram positividade para o teste. Conclui-se que o CMT foi capaz de identificar vacas com mastite subclínica em 16,1% dos animais, sendo que 83,9% se mostram negativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Diego Bacarin Garcia, Raimundo Nonato Colares Camargo Junior, Welligton Conceição da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.