Utilização de antibióticos quimioterápicos na oncológica de pequenos animais: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a279.1-8Palavras-chave:
Antraciclinas, cardiotoxicidade, doxorrubicina, nano-oncologia, quimioterapiaResumo
A oncologia veterinária vem ganhando espaço devido ao envelhecimento da população de animais de companhia e subsequente desenvolvimento de neoplasias. A classe de antibióticos antineoplásicos, ou antraciclinas, compreende um grupo de fármacos produzidos a partir de diferentes espécies da bactéria gram-positiva Streptomyces, e seu mecanismo de ação se dá principalmente através de intercalação entre o DNA de fita-dupla, induzindo apoptose celular. Os agentes mais difundidos são doxorrubicina (DOX), mitoxantrona (MIT), actinomicina-D (ACT-D), bleomicina e epirrubicina (EPI), no entanto, devido a seus efeitos citotóxicos, ressaltando-se a cardiotoxicidade, novos agentes e formas de administração vem sendo desenvolvidas, com o objetivo de reduzir os efeitos adversos e potencializar a capacidade antineoplásica. A nano-oncologia possui destaque no desenvolvimento de novas tecnologias como lipossomas, nanopartículas de metais e polímeros, além do desenvolvimento recente de farmacogenética e farmacogenômica no âmbito veterinário. O objetivo desta revisão baseia-se em alinhar a excelente capacidade antineoplásica das antraciclinas associada a novos agentes, tecnologias e formas de administração e sua aplicabilidade e status na medicina de animais de companhia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 NathaliaFranco, Emanuelle BortolottoDegregori, Natália Fantinel de Mattos, Luciana Gonçalves Teixeira, Matheus Pippi da Rosa, Emerson Antonio Contesini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.