Uso da técnica de colocefalectomia no tratamento de displasia coxofemoral em canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a195.1-9Palavras-chave:
articulação coxofemoral, artroplastia, cães, osteotomia da cabeça do fêmurResumo
A displasia coxofemoral caracteriza-se por incongruência da cabeça do fêmur ao articular-se com o acetábulo, acarretando em frouxidão e instabilidade articular. Este trabalho, tem como objetivo relatar o caso de uma canina diagnosticada com displasia coxofemoral bilateral. Após atendimento inicial, foi realizado exame radiográfico, o qual evidenciou alterações características de displasia coxofemoral, a partir de então optou-se pela intervenção cirúrgica inicial usando a técnica de colocefalectomia, no membro esquerdo, o qual apresentava-se mais acometido radiograficamente. A causa etiológica não foi determinada, porém acredita-se que por ser um animal de grande porte e de rápido crescimento, houve disparidade da musculatura adjacente. O exame radiográfico mostrou-se eficaz, bem como o teste de Ortolani, como meios diagnósticos. O tratamento cirúrgico permitiu alívio da dor e função razoável da articulação, mas complicações a longo prazo não podem ser descartadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Emanuelle B. Degregori, Matheus da Rosa Pippi, Nathalia Franco, Luciana Gonçalves Teixeira, Emerson Antônio Contesini, Gabriele Maria Callegaro Serafini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.