Manejo nutricional de cães e gatos nefropatas
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a261.1-8Palavras-chave:
alimentação, doença renal, nutrição,alimentação,doença renal,nutriçãoResumo
O manejo nutricional para cães e gatos nefropatas com restrições, alivia os sintomas renais, reduz a progressão da doença e auxilia na melhora nutricional corroborando para uma melhor qualidade de vida. Diante deste contexto, o presente trabalho objetivou-se avaliar na literatura o manejo nutricional de cães e gatos nefropatas. O tratamento atualmente é conservativo e tem por objetivo corrigir ou minimizar os distúrbios hídricos, eletrolíticos. O tratamento não promove a cura, porém evita o avanço da doença, reduzindo os danos graves da afecção renal no organismo do animal, afim de favorecer melhor qualidade de vida e prolongar a vida do paciente. Segundo os estudos avaliados, a nefropatia é considerada uma doença de ampla importância por ser progressiva e irreversível, portanto possui um parecer desfavorável. A alimentação adequada é um significante fator para diminuir a progressão da doença, propicia um maior tempo de vida, além de melhorar a qualidade de vida dos cães e dos gatos. No entanto, a dieta deve ser formulada de maneira individual e de acordo com o estado clínico de cada animal. Apesar dos avanços na nutrição, os estudos ainda são escassos a respeito de uma dieta ideal para os animais nefropatas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cristiane Rebouças Barbosa, Yasmin dos Santos Picanço, Ícaro dos Santos Cabral, Adcléia Pereira Pires, Luiz Felipe Assis Costa, Thaís Emanuely dos Santos Amaral, Jéssica de Carvalho Pantoja, Carla Tatiane Seixas Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.