Uso de anel constritor ameróide para oclusão gradual em shunts portossistêmicos extra-hepáticos congênitos caninos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1071.1-10Palavras-chave:
desvio vascular, cães, congênitaResumo
Os shunts portossistêmicos extra-hepáticos congênitos podem estar originados devido a falhas embriológicas e estão relacionadas ao desenvolvimento vascular abdominal normal. Merecem destaque devido a maior prevalência no surgimento de derivação vascular portossistêmicos e raças de pequeno porte a miniatura são os mais acometidos. Nessa revisão bibliográfica, compilamos criteriosamente artigos internacionais da área a respeito da utilização do anel constritor ameróide na cirurgia para a oclusão gradual dos desvios portossistêmicos extra-hepáticos congênitos únicos em cães. Nesse sentido, foi abordado aspectos quanto a fisiopatologia, etiopatogenia, sintomatologia clínica e aspectos técnicos no que tange a área cirúrgica. Conclui-se que o uso do anel constritor se torna um método seguro e altamente recomendado, resultando em baixas taxas de morbimortalidade e sobrevida pós-operatória prolongada em cães.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Queiroz de Menezes, Yumi Sheu, Guilherme Galhardo Franco, Letícia Leal de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.