Potencial biológico e estudo in vitro da digestão de peptídeos solúveis obtidos de diferentes variedades de queijo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n3a293.1-9Palavras-chave:
alimento funcional, antioxidante, anti-hipertensivo, peptídeos bioativosResumo
Atualmente, a preocupação com a qualidade de vida tem elevado o consumo de alimentos promotores de saúde, sendo assim, pesquisas em busca de compostos naturais que exerçam atividade biológica se intensificaram na última década. Objetivou-se avaliar as atividades antioxidantes, quelante de íons Fe2+ e Cu2+, anti-hipertensiva de proteínas e peptídeos hidrossolúveis dos queijos de coalho bubalino e bovino, gorgonzola, mussarela, cheddar e ricota. As atividades antioxidantes foram realizadas empregando os radicais ABTS+• (2,2'-azinobis-3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) e DPPH• (2,2-difenil-1-picril-hidrazila), os íons Fe2+ e Cu2+ foram utilizados para a atividade quelante e o substrato FAPGG (N-[3-(2-furil) acriloil]-L-fenilalanina-glicil-glicina) foi utilizado para avaliar a inibição da enzima conversora de angiotensina. As proteínas e peptídeos solúveis em água oriundos das diferentes variedades de queijo apresentaram capacidade de eliminação dos radicais ABTS+• e DPPH• superior a 50% e 80%, respectivamente. A quelação dos íons Fe2+ e Cu2+ apresentou-se entre 1% e 70% variando de acordo com o tipo de queijo. O potencial inibitório de atividade inibitória da enzima conversora de angiotensina dos extratos aquosos contendo os pequenos fragmentos proteicos encontra-se entre 8% e 50% antes e após ação das enzimas do trato gastrointestinal. Sendo assim, os queijos analisados apresentam potencialidade para serem empregados como alimentos funcionais devido à multifuncionalidade biológica apresentada pelas proteínas e peptídeos extraídos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Wellington Leal dos Santos, Euzanyr Gomes da Silva, Maria Emilia Brito da Silva, Edson Flavio Teixeira da Silva, Keila Aparecida Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.