Identificação e diferenciação morfológica de microfilárias no sangue de cães do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1075.1-6Palavras-chave:
Acanthocheilonema reconditum, Dirofilaria immitis, knott, morphometryResumo
As filarioses são helmintoses comuns em cães domésticos, podendo também ocorrer em gatos, cavalos e alguns animais selvagens. As espécies envolvidas com o parasitismo levam o hospedeiro a um quadro de microfilaremia, com produção de microfilárias que são muito semelhantes entre si, dificultando o diagnóstico. O objetivo deste trabalho foi esclarecer as diferenças morfológicas entre as microfilárias dos principais filarídeos de cães, em especial Dirofilaria immitis e Acanthocheilonema reconditum. Para este estudo, amostras sanguíneas de cães do Espírito Santo foram recolhidas por laboratórios veterinários, diagnosticadas previamente como positivas por meio do esfregaço sanguíneo e encaminhadas ao Laboratório de Parasitologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo. As amostras foram submetidas ao teste de Knott modificado e avaliadas em lâmina sob microscópio óptico para caracterização morfométrica, com base nas características morfológicas da cabeça e cauda e posterior diferenciação das espécies de microfilárias encontradas. Setenta e duas amostras foram avaliadas, sendo que 69,44% representaram infecção por D. immitis e 15,27% por A. reconditum, sendo que, destas, 12,5% equivaleram à infecção simultânea entre as duas espécies. Não foram encontradas evidências que sugerissem outras espécies de filarídeos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Stéfani Cosme Peroba, Natânia do Carmo Sperandio, Isabella Vilhena Freire Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.