Efeitos da torta de neem no controle alternativo de nematoides gastrintestinais em ovinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n4a304.1-11Palavras-chave:
Palavras-chave: fitoterapia, ovinocultura, resistência parasitária,fitoterapia, resistência parasitáriaResumo
Um dos principais problemas da ovinocultura é o parasitismo causado por nematóides gastrintestinais que acarretam grandes prejuízos na atividade, e que inviabilizam a produção econômica. Por esse motivo a utilização sem critério técnico de produtos químicos se tornam cada vez mais frequentes nas propriedades, contribuindo assim para a resistência parasitária. Devido a essa resistência criada pelos parasitas aos anti-helmínticos sintéticos, é notória a necessidade de buscar novos princípios ativos eficazes no controle de endoparasitas, sendo a fitoterapia uma alternativa sustentável. Neste contexto a utilização de extratos de plantas popularmente conhecidas como neem (Azadiractha indica) que contem atividade inseticida, pode se tornar uma alternativa viável no combate aos nematoides gastrintestinais. Portanto, a proposta deste artigo é fazer uma revisão de literatura abordando o possível potencial da utilização de torta de neem (Azadiractha indica) como fonte alternativa no controle de endoparasitas na ovinocultura, minimizando a utilização de produtos químicos sintéticos, nocivos ao meio ambiente.
Palavras-chave: fitoterapia, ovinocultura, resistência parasitária
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Renan da Silva Fonseca, Aparecida de Fatima Madella de Oliveira, Isabella Vilhena Freire Martins, Dirlei Molinari Donatele, Fabricio Albani de Oliveira, Maria Larissa Bitencourt Vidal, Ida Rubia Machado Moulin, Celia Raquel Quirino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.