Dioctophyma renale: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n6a346.1-6Palavras-chave:
cães, dioctofimose, parasitologia veterinária, zoonosesResumo
O Dioctophyma renale é um nematoide, parasita animais domésticos e silvestres que causa a dioctofimose, designada como uma zoonose. Houve relatos raros da presença desse helminto em pele e rins de humanos. Tem maior incidência no Brasil, em cães não domiciliados e de hábitos alimentares pouco seletivos, mas há registros de casos de infecção no país em felinos e em espécies como cachorro do mato, lobo guará, quati e furão. O ciclo evolutivo é complexo e não totalmente elucidado, as infecções são normalmente assintomáticas e diagnosticadas por identificação de ovos em exames parasitológicos de urina e vermes por ocasião de cirurgias, necropsias, eliminações e algumas vezes após identificação por imagem. O tratamento mais eficaz é a remoção cirúrgica do parasito e a retirada do rim afetado, mesmo que a infecção ainda seja rara em algumas regiões, em outras ela ocorre em um crescente número, o que demonstra importância da realização de estudos, uma vez que, os dados da epidemiologia, ciclo biológico e diagnóstico do parasito ainda não apresenta registros claros, sendo em muitas ocasiões achados acidentalmente nas biópsias e cirurgias.
Palavras chave: cães, dioctofimose, parasitologia veterinária, zoonoses
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Milane Sales de Souza, Grazielly Diniz Duarte, Soraya Abrantes Pinto de Brito, Leonardo Alves de Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.