Ceratoconjuntivite seca em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1052.1-5Palavras-chave:
Tacrolimus, sulfato de tobramicina, qualidade de vidaResumo
Este artigo teve como objetivo elucidar o tratamento da ceratoconjuntivite seca (CCS) em uma cadela da raça Bulldog francês utilizando fármacos tópicos como lacrimogênicos, lacrimomiméticos, mucolíticos, imunossupressores e antibacterianos. Considerando que a CCS é uma doença inflamatória crônica comum que causa desconforto e secreção ocular nos cães, a relevância deste relato foi salientar a eficiência do colírio Sulfato de Tobramicina 0,02% (Nome comercial: Tacrolimus) para o controle desta enfermidade e assim poder proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heloísa Kerr Euzebio, Tânia Parra Fernandes, Luiz Fernando Gouveia Nery
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.