Ultrassonografia modo-B na avaliação de testículos de ovinos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a452.1-7Palavras-chave:
Ovinos, parênquima testicular, ultrassomResumo
Nosso objetivo foi avaliar a integridade testicular de ovinos através da ultrassonografia modo-B. Utilizamos 16 ovinos machos sem raça definida, idade de 06 a 36 meses pesando de 16 a 71kg, criados em sistema semi-intensivo. Antes da realização das avaliações por ultrassom os machos foram pesados e realizou-se uma avaliação geral por inspeção e palpação com objetivo de detectar por inspeção e palpação possíveis alterações no aparelho reprodutor. O exame por ultrassom foi realizado quinzenalmente, obtendo imagens de cada testículo, correspondentes às posições: sagital (longitudinal) e transversal (lateromedial), por um só operador, com o animal em posição quadrupedal, sem tricotomia, e contenção manual, usando um ultrasson (Honda® - HS1500V) acoplado a um transdutor linear de 7MHz com frequência 8.0 MHz em todas as avaliações. Foi possível facilmente identificar nas imagens ultrassonográficas o parênquima testicular, mediastino e as túnicas delimitando o parênquima. Observa-se na região central do parênquima testicular o mediastino, uma linha e um ponto, quando avaliados nos planos sagital e transversal respectivamente e apresentavam sempre característica hiperecóica em relação ao parênquima. Observou-se sempre nas imagens as túnicas testiculares, estrutura caracteristicamente hiperecóicas delimitando o parênquima testicular, visualizadas como uma linha hiperecogênica, brilhante, que circunda o parênquima testicular separando-o do escroto. Dente os animais submetidos ao exame por ultrassom, três deles um com idade de 16 meses em atividade reprodutiva e dois com 36 meses e em repouso sexual apresentaram imagens com pontos sugestivos de calcificações testiculares observadas até o fim do estudo. Porém varias pesquisas não as correlacionaram com patologias, e existem controvérsias em ralação a presença das mesmas quando considerada a idade e composição do achado. É possível avaliar a integridade testicular de ovinos através da ultrassonografia modo-B. O exame por ultrassom do sistema genital de ovinos pode ser uma técnica útil que pode ser utilizada com sucesso e conveniência para fins de diagnóstico do testículo de ovinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Lourânia Alves Lacerda, Aurélio Ricardo Costa, Anna Karollyne Martins Rodrigues, Cícero Antonio Sobreira Fidelis, Tânia Vasconcelos Cavalcante, Ana Kelen Felipe Lima, Samara Dias Cardoso Rodrigues, Monica Arrivabene, Denise Amorim dos Santos, Francisca Elda Ferreira Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.