Substituição do óleo de soja pelo óleo de vísceras de aves, em rações para alevinos de tilápia do Nilo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n12a466.1-10Palavras-chave:
ácidos graxos, composição, desempenho, Oreochromis niloticus, substituiçãoResumo
Este experimento foi realizado com o objetivo de avaliar a substituição do óleo de soja, pelo óleo de vísceras de aves para alevinos de tilápia do Nilo. Duzentos alevinos revertidos de tilápia com peso individual aproximado de 0,6 ± 0,11 g foram estocados em aquários de 50 litros, na quantidade de oito peixes por unidade experimental, onde foram alimentados com rações com 6,52% de lipídeos, contendo teores de substituição de 0, 25, 50, 75 e 100% de óleo de vísceras de aves pelo óleo de soja como fonte lipídica em dietas práticas por 50 dias. Foram verificados os parâmetros de desempenho, composição de carcaça e teor de ácidos graxos no filé e nas vísceras. As características de desempenho, sobrevivência, ganhas de peso e conversão alimentar não foram influenciadas pela dieta. A composição da carcaça foi influenciada pela fonte lipídica nos teores de umidade e lipídeos. De uma maneira geral o perfil de ácidos graxos das dietas refletiu com diminuição dos ácidos graxos poli-insaturados e aumento nos teores de ácidos graxos saturados e monoinsaturados com a substituição. Portanto, o óleo de frango pode substituir parcial ou integralmente o óleo de soja em dietas práticas para alevinos de tilápia do Nilo sem prejuízo sobre desempenho animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luis Eduardo Ferrari Sanches, Carmino Hayashi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.