Águas subterrâneas rasas na microbacia hidrográfica: Bairros Chinfura, Vila nova e 7 de Setembro – Chimoio, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1074.1-15Palavras-chave:
Águas subterrâneas, análises, microbacia hidrográficaResumo
Partindo da premissa de que o uso e ocupação da terra pode contribuir para as variações da qualidade da água subterrânea, objetivou-se com esta pesquisa, analisar a qualidade das águas subterrâneas rasas na microbacia hidrográfica que envolve os bairros Chinfura, Vila Nova e 7 de setembro, na cidade de Chimoio (Moçambique). Inicialmente, foram selecionados 15 poços para coleta das amostras de água e analisados cinco parâmetros físicos, químicos e microbiológicos (turbidez, condutividade elétrica, pH, nitratos e coliformes fecais). Foram elaborados mapas temáticos, de representação espacial do isovalores. Os resultados obtidos revelaram que dos 15 poços, apenas dois deles (poço 1 e poço 5) foram os que apresentaram amostras de água de boa qualidade, ou seja, as que atendem aos principais requisitos básicos de potabilidade segundo a legislação moçambicana. Em relação a entrevista realizada destacou-se que 40% da população dos três bairros ainda depende exclusivamente das águas dos poços como fonte diária de abastecimento e 67% das famílias já registraram casos de doenças de veiculação hídrica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Manuel Uaciquete, Elias Welengane, Carmino Hayashi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.