Mastocitoma cutâneo em canino filhote com perfil imunoistoquímico e avaliação de mutação em c-Kit
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a490.1-7Palavras-chave:
cão, imunoistoquímica, mastócitos, neoplasia, prognósticoResumo
O mastocitoma está entre os tumores de pele mais comuns nos cães, possuindo grande importância na rotina clínica e cirúrgica, porém sua ocorrência em animais abaixo de um ano de idade é considerada rara, acometendo geralmente animais de meia idade a idosos. Seu diagnóstico é feito através de exames anatomopatológicos, principalmente a histopatologia, que permite a graduação e avaliação prognóstica. O tratamento pode envolver múltiplas abordagens terapêuticas, como a quimioterapia, eletroquimioterapia, inibidores dos receptores tirosinoquinase, radioterapia e criocirurgia, no entanto a modalidade mais indicada é a excisão cirúrgica, que possibilita a maior chance de cura do animal. O prognóstico para o mastocitoma pode variar de acordo com a sua graduação e fatores clínicos, além dos fatores imunoistoquímicos, que possuem grande relevância prognóstica porem ainda não são considerados rotineiros. O presente trabalho relata o caso de um canino com manifestação de um nódulo aos nove meses de idade, sendo realizada a exérese cirúrgica, com envio da amostra para avaliação histopatológica e posteriormente, imunoistoquímica. O tumor foi diagnosticado como mastocitoma e classificado como baixo grau segundo a graduação de Kiupel, e grau II segundo a graduação de Patnaik, além de manifestar um padrão c-kit II e marcador de proliferação Ki -67 de 4, em exame de imunoistoquímica. Foi realizado protocolo de quimioterapia metronômica com o uso de clorambucil 4mg/m² associado a prednisona 1mg/kg, atingindo 60 dias livre de quaisquer sinais da doença, e recebendo a alta oncológica, permanecendo apenas em acompanhamento. A ocorrência de casos de neoplasias malignas em animais de idades precoces é preocupante e requer estudos mais aprofundados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Felipe Noleto de Paiva, Juliana Pereira do Nascimento, Rafaela da Silva Goes, Andressa Florentino Bulgaro, Stephanie Cardoso da Silva, Júlio Israel Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.