Doxorrubicina no tratamento de adenocarcinoma de glândula salivar
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n01a723.1-6Palavras-chave:
Adenocarcinoma, canino, neoplasia, quimioterapiaResumo
Neoplasias que acometem as glândulas salivares de cães e gatos são extremamente raras, não sendo reportadas predileção por raça ou sexo. Os sinais clínicos incluem o aumento de volume local como achado mais frequente, e manifestações em consequência desse aumento. O diagnóstico definitivo se dá através do exame histopatológico, porém a citologia aspirativa por agulha fina se mostra um bom exame de triagem diagnóstica. Exames de imagem como radiografia, ultrassonografia e tomografia computadorizada podem auxiliar no estadiamento e planejamento terapêutico. O tratamento mais indicado é a ressecção cirúrgica total, que nem sempre é viável, sendo nestes casos a radioterapia a terapia preconizada. Estudos com quimioterapia são muito raros nesse tipo de afecção neoplásica. O objetivo do relato foi reportar o caso de um canino de treze anos de idade, com presença de massa irregular, firme, parcialmente aderida, medindo aproximadamente 8,5 x 7,6 x 4,0 cm, em região submandibular e evolução de 4 meses, ja com diagnóstico histopatológico de carcinoma de glândula salivar após biopsia excisional. Foram realizados exames de ultrassonografia cervical, abdominal e radiografia torácica para investigação geral e avaliação da viabilidade cirúrgica. Nova cirurgia foi realizada, porém sem informações acerca de margens de segurança por exame histopatológico, sendo preconizada a quimioterapia adjuvante com a combinação da doxorrubicina e ciclofosfamida. O animal veio a óbito após quatro sessões manifestando sinais de recidiva tumoral. Dados em literatura relacionados ao tratamento quimioterápico para neoplasias de glândulas salivares ainda são escassos e novos estudos são necessários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Noleto de Paiva, Lizandra de Fátima Brandão Torquato, Gabriella Santos Oliveira, Shayne Abranches de Souza, Dayane Caicó Collares Araujo, Thiago Souza Costa, Julio Israel Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.