Diagnostico de cisticercose bovina em frigorífico na região noroeste do estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a520.1-7Palavras-chave:
cisticercose,bovino,frigorífico,região NoroesteResumo
A cisticercose bovina é uma zoonose causada pela Taenia Saginata, que oferece grande risco a população consumidora de carne bovina e com grande impacto na produção animal. O trabalho teve como objetivo fazer um diagnostico da prevalência da cisticercose bovina na região Noroeste do estado de São Paulo, Brasil e investigar quais são os municípios que mais fornecem animais para o abate. O diagnostico da zoonose foi feito utilizando o método de visualização de cistos na carcaça em inspeção realizada sob o Serviço de Inspeção Oficial, com a supervisão de um Médico Veterinário. Para a estimativa da prevalência foram utilizados dados do período do ano de 2007 ao ano de 2016 fornecidos pelo Frigorifico Ilha Solteira LTDA. e para a investigação das cidades de origem dos animais foram utilizados dados do ano de 2007 ao ano de 2014. A prevalência de cisticercose bovina na região Noroeste do Estado de São Paulo, Brasil entre os anos de 2007 a 2016 foi de 4,83%, e os municípios que mais forneceram animais para abate no Frigorifico Ilha Solteira LTDA. foram Pereira Barreto, seguido pelos municípios de Santo Antônio do Araranguá, Sud Mennucci, Mirandópolis e Guaraçaí.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Yane Caroline Horas do Nascimento, Paulo Rogério Dobre, Affonso dos Santos Marcos, Rosângela Felipe Rodrigues, Alan Peres Ferraz de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.