Morfologia do fígado e o sistema porta-hepático em Trachemys scripta elegans (Testudinata)
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a501.1-7Palavras-chave:
Trachemys scripta elegans, fígado, veia porta-hepática, cágadosResumo
Neste estudo foram usados 15 cágados (fêmeas e machos) adultos da espécie Trachemys scripta elegans. Os animais foram conservados em formaldeído (5%) para análise anatômica e topográfica do fígado e os seus vasos foram injetados com neoprene látex e acetato de vinila para evidenciar o sistema porta-hepático e seus ramos. A veia porta-hepática drena (100% dos casos) e emite mais dois pontos de penetração na face visceral do fígado, um próximo à vesícula biliar (à direita) e o outro estabelecendo entre ambos a veia porta-hepática transversa (à esquerda). Ela recebe (da esquerda para a direita) as veias gástricas, a veia pancreática duodenal cranial e o tronco das veias jejunais. Este tronco recebe um número variável de ramos das veias jejunais, esplênicas e as mesentéricas cranial e caudal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Henrique Fank Paganotto, Alan Peres Ferraz de Melo, Luciano de Morais-Pinto, Rosângela Felipe Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.