Nocardiose em um Felino : Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n04a1093.1-6Palavras-chave:
infecciosa, felinoResumo
. A nocardiose é uma doença infecciosa que pode ocorrer de forma aguda ou crônica com características piogranulomatosas, podendo acometer o animal de forma sistêmica, sendo considerada rara em felinos. A infecção ocorre através do contato de feridas com o agente Nocardia spp. que se encontra em solo, água, madeira e outros locais favoráveis ao seu crescimento e contaminação. A doença pode gerar formação de fístulas, abscessos de forma localizada ou disseminada e apresentar secreção serossanguinolenta. Assim, o objetivo desse artigo é relatar um caso de nocardiose em um felino. O animal foi atendido em uma clínica veterinária privada de Lagarto/SE, tinha 3 anos de idade, sem raça definida (SRD), apresentando abscessos na região rostral, no abdômen, nos membros torácicos e membros pélvicos. O exame histopatológico diagnosticou nocardiose e o animal passou por tratamento farmacológico juntamente com cirurgia reconstrutiva. No entanto, o paciente foi a óbito apresentando ascite, anorexia e do baixo estado nutricional quando retornou à clínica. O tutor não autorizou a necropsia para elucidar a causa do óbito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciana Barroso dos Reis, Jéssica Layane Oliveira Fontes, Luana Souza Oliveira, Danielle Domingos Duarte, Juliana Teixeira dos Santos, Laura Alexandre Esposito, Tainah Santos Reis, Breno Fontes Fonseca, Denise Aguiar Dias, Geyanna Dolores Lopes Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.