Correção cirúrgica de hérnia inguinal com histerocele e maceração fetal: relato de caso

Autores

  • Lucas Possamai Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduando em Medicina Veterinária com conclusão prevista para 2020.
  • Maria Cecilia de Lima Rorig Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Renato Herdina Erdmann Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Denner Francisco Tomadon Fiorin Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Caio Henrique Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a514.1-7

Palavras-chave:

histerocele, herniorrafia, ovariosalpingohisterectomia

Resumo

Hérnias inguinais formam-se quando órgãos se deslocam através do anel inguinal, ocorrendo com maior frequência em cadelas não castradas de meia idade. A caracterização de histerocele ocorre quando o conteúdo presente nesta hérnia é o útero. O objetivo foi relatar o atendimento de uma cadela adulta com diagnóstico de hérnia inguinal cujo conteúdo era o útero com fetos macerados. O animal chegou a Clínica Veterinária da PUCPR apresentando aumento de volume na região abdominal e sangramento vulvar. o exame físico apresentou baixo escore corporal, desidratação, taquicardia, com conteúdo compatível com fragmentos ósseos irredutíveis a manipulação da hérnia inguinal, o diagnóstico sucedeu-se por meio de radiografia abdominal a qual revelou presença de duas estruturas fetais com calcificações ósseas desestruturadas. A paciente foi internada visando estabilização do quadro clínico e posteriormente foi submetida a herniorrafia e ovariosalpingohisterectomia. Após os procedimentos cirúrgicos estabeleceu-se internamento por mais 24 horas, após esse período institui-se a alta médica. O retorno foi marcado para 10 dias após alta médica onde a ferida cirúrgica apresentou aspectos de cicatrização sem evidências de secreções. Este trabalho demonstra a importância do diagnóstico e os mecanismos necessários para a estabilização do paciente e a correção cirúrgica para alcançar o sucesso terapêutico.

Downloads

Publicado

26-03-2020

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Possamai L, Rorig MC de L, Erdmann RH, Fiorin DFT, Ferreira CH. Correção cirúrgica de hérnia inguinal com histerocele e maceração fetal: relato de caso. Pubvet [Internet]. 26º de março de 2020 [citado 22º de janeiro de 2025];14(02). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/659

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)