Correção cirúrgica de hérnia inguinal com histerocele e maceração fetal: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a514.1-7Palavras-chave:
histerocele, herniorrafia, ovariosalpingohisterectomiaResumo
Hérnias inguinais formam-se quando órgãos se deslocam através do anel inguinal, ocorrendo com maior frequência em cadelas não castradas de meia idade. A caracterização de histerocele ocorre quando o conteúdo presente nesta hérnia é o útero. O objetivo foi relatar o atendimento de uma cadela adulta com diagnóstico de hérnia inguinal cujo conteúdo era o útero com fetos macerados. O animal chegou a Clínica Veterinária da PUCPR apresentando aumento de volume na região abdominal e sangramento vulvar. o exame físico apresentou baixo escore corporal, desidratação, taquicardia, com conteúdo compatível com fragmentos ósseos irredutíveis a manipulação da hérnia inguinal, o diagnóstico sucedeu-se por meio de radiografia abdominal a qual revelou presença de duas estruturas fetais com calcificações ósseas desestruturadas. A paciente foi internada visando estabilização do quadro clínico e posteriormente foi submetida a herniorrafia e ovariosalpingohisterectomia. Após os procedimentos cirúrgicos estabeleceu-se internamento por mais 24 horas, após esse período institui-se a alta médica. O retorno foi marcado para 10 dias após alta médica onde a ferida cirúrgica apresentou aspectos de cicatrização sem evidências de secreções. Este trabalho demonstra a importância do diagnóstico e os mecanismos necessários para a estabilização do paciente e a correção cirúrgica para alcançar o sucesso terapêutico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Matheus Possamai, Maria Cecilia de Lima Rorig, Renato Herdina Erdmann, Denner Francisco Tomadon Fiorin, Caio Henrique Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.