Diagnóstico e terapia de urolitíase em um felino: relato de caso

Autores

  • Patricia Galucio e Silva UNAMA
  • Edileni Barbosa da Silveira Discente de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia, Campus Santarém – PA, Brasil.
  • Dennis José da Silva Lima Docente na Universidade da Amazônia, Campus Santarém – PA, Brasil.
  • Yuri Teiichi da Silva Kobaiashi Médico Veterinário na Clínica Veterinária da Unama, Campus Santarém – PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n3a522.1-8

Palavras-chave:

Análise, cálculos vesicais, cistotomia, dieta, trato urinário

Resumo

A urolitíase é uma afecção comum na clínica de felinos, caracterizada pela presença de urólitos em qualquer segmento do trato urinário. Este trabalho objetivou relatar o caso de um felino, macho, castrado, sem raça definida, 3 anos de idade, com ocorrência de dois urólitos na bexiga, apresentava hematúria, polaquiúria, disúria, estrangúria, incontinência urinária e apatia. No exame ultrassonográfico, foi detectado a presença de duas estruturas hiperecóicos na vesícula urinária. O tratamento foi à excisão cirúrgica, por intermédio da cistotomia. Logo após, os cálculos foram encaminhados para avaliação laboratorial qualitativa, na qual a composição designou cálculos de fosfato triplo/estruvita. No pós-operatório recomendou-se dieta a base de ração terapêutica específica para trato urinário. Após 6 meses o animal não manifestava sinais de doença do trato urinário. O procedimento cirúrgico mostrou eficiência eliminando a sintomatologia resultante dos urólitos. Além disso, a análise dos cálculos é essencial para estabelecer a dieta adequada e prevenir reicidivas.

Downloads

Publicado

22-04-2020

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Galucio e Silva P, Barbosa da Silveira E, José da Silva Lima D, Teiichi da Silva Kobaiashi Y. Diagnóstico e terapia de urolitíase em um felino: relato de caso. Pubvet [Internet]. 22º de abril de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];14(03). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/622