Plate-rod associado à técnica de pino em cavilha em fêmur de cão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a547.1-6Palavras-chave:
fratura, luxação, osteossíntese, pino intramedular, placa ósseaResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar o uso do sistema plate-rod associado à técnica do pino em cavilha para a correção de fratura cominutiva diafisária de fêmur com luxação coxofemoral crânio-dorsal do mesmo membro em cão. A luxação foi corrigida pela técnica pino em cavilha, a qual o ligamento redondo do fêmur é substituído por fio espesso e resistente, capaz de efetuar a função do ligamento redondo. A osteossíntese foi efetuada com placa óssea bloqueada, tamanho 3,5 mm e um pino intramedular de 2,5 mm, sistema conhecido como plate-rod, utilizado para tratar fraturas com grandes falhas ósseas. O referido sistema proporciona boa estabilidade e sustentação para uma osteossíntese biológica. O animal foi avaliado em seu 10° dia de pós-operatório junto com a retirada dos pontos. O paciente estava deambulando normalmente e, segundo os tutores, apoiava o membro desde o primeiro dia após a cirurgia. É possível afirmar que a união desses métodos garantiu o pós-operatório adequado ao paciente com retorno precoce da função do membro. Quando for preciso, as duas técnicas podem ser utilizadas em conjunto, desde que se respeitem os princípios e as indicações de cada uma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Krusch Bello, Álvaro José Chávez Silva, Daniel Curvello de Mendonça Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.