Carcinoma de células transicionais em um cão: aumento da expectativa de vida
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a618.1-4Palavras-chave:
neoplasma, quimioterapia, vesícula urináriaResumo
Carcinoma de células transicionais são raros em cães, com prognóstico desfavorável e expectativa de vida próximo a um ano e meio. O presente artigo tem por objetivo descrever o diagnóstico e a conduta terapêutica em caso de carcinoma de células transicionais em cão de doze anos e oito meses de idade. Os sinais clínicos incluíam polaciúria e estrangúria, sem alterações nos exames laboratoriais. O diagnóstico definitivo ocorreu por biópsia através de cistoscopia, a qual resultou de material caracterizado por proliferação neoplásica composta por células epiteliais originadas do epitélio de transição. Após protocolo quimioterápico com carboplatina associada à piroxicam, houve sobrevida de 1170 dias dessa paciente, com ótima qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sabrini Beatriz Schefer, Paula Cristina Basso, Daniel Curvello de Mendonça Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.