Micção inapropriada em um gato doméstico: tratamento bem sucedido com fluoxetina
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a567.1-6Palavras-chave:
felinos, inaceitável, micção, urinaResumo
Micção inapropriada na medicina felina compreende o comportamento dos gatos domésticos de urinar por qualquer motivo em locais indesejáveis para os tutores. Felinos com alterações comportamentais apresentam duas a seis vezes mais chance de serem abandonados. Um gato sem raça definida, macho, esterilizado aos seis meses de vida, com idade correspondente a quatro anos, foi levado para atendimento. A queixa do tutor se concentrava em eliminação de urina em locais indesejáveis, tais como roupas, sofá e cama dos cães, através do histórico e anamnese verificou-se que o felino no ato da consulta tinha hábito de vida estritamente domiciliado e que tal comportamento de micção inadvertida havia se iniciado após mudança do tutor, o qual residia anteriormente em uma moradia mais ampla, onde os gatos tinham hábitos peridomiciliados. O exame clínico, exames laboratoriais (hemograma e bioquímicas séricas), glicemia, teste para detecção de antígeno correspondente ao vírus da leucemia felina (FeLV) e anticorpo contra o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e a ultrassonografia abdominal do felino não resultaram em alterações dignas de nota. Desta forma, mediante o diagnóstico de eliminação relacionada a fatores ambientais/sociais primários, adotou-se medidas de enriquecimento ambiental que não resultaram em resposta satisfatória, instituindo-se terapia farmacológica com cloridrato de fluoxetina na dose de 0,5mg/kg por via oral, a cada 24 horas, até novas recomendações. O animal apresentou melhora do quadro de eliminação inapropriada 10 dias após a instituição do tratamento medicamentoso e 12 meses após permanece sem sinais de periúria. Não foi observado efeito colateral associado a terapia adotada. Os fatores que desencadeiam o transtorno de eliminação inaceitável não necessariamente são os que os mantêm, desta forma justifica-se a não resposta somente ao manejo ambiental adotado. e muitos animais acabam sendo submetidos a eutanásia. Objetivou-se com este trabalho relatar um caso de micção inapropriada em felino doméstico onde houve resposta satisfatória ao tratamento farmacológico com cloridrato de fluoxetina. Tal relato pode contribuir para melhor compreensão e adoção de técnicas de tratamento para o transtorno da micção inapropriada em gatos, o que pode auxiliar na redução da insatisfação do tutor com felinos que manifestam tal comportamento e consequentemente diminuir o número de animais abandonados e eutanasiados por apresentarem tal transtorno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Priscila Alves de Lima Moraes Bastos, Mariana Palha de Brito Jardim, Luiza Freire de Farias, Carolina Haje Ramos, Heloisa Justen Moreira de Souza,Thereza Cristina de Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.