Preços e rotulagem de ovos em supermercados de São Paulo

Autores

  • Anna Souza USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a850.1-8

Palavras-chave:

Agronegócio, caipira, orgânico, rastreabilidade, sistemas produtivos

Resumo

O Brasil é um grande produtor e consumidor de ovos. Embora o sistema californiano de gaiolas ainda seja o principal sistema de produção no país, o crescimento na demanda por ovos especiais pode ser identificado a partir da crescente disponibilidade de ovos livres de gaiolas e orgânicos no mercado. O objetivo deste estudo foi relatar os preços de diferentes categorias de ovos no varejo, variando em características como cor da casca, tamanho da embalagem ou sistema de produção e caracterizar as informações disponíveis nos rótulos. Nós investigamos quinze unidades de supermercados, distribuídas aleatoriamente na zona oeste da cidade de São Paulo, Brasil. Foram realizadas quatro coletas de dados ao longo de um ano em cada unidade. Nossos resultados indicam que os ovos orgânicos foram os mais caros entre as diferentes categorias de sistemas de produção avaliadas. Os ovos de casca vermelha eram mais caros em comparação com os ovos de casca branca, independentemente do sistema de produção. Ovos comercializados em embalagens pequenas eram mais caros que os vendidos em embalagens grandes. Ovos livres de gaiolas e orgânicos tiveram rótulos de embalagem mais informativos e, por fim, ovos com rótulos mais detalhados foram relacionados a preços de venda mais altos.

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Publicado

10-06-2021

Edição

Seção

Agronegócio

Como Citar

Preços e rotulagem de ovos em supermercados de São Paulo. (2021). Pubvet, 15(06). https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a850.1-8