Importância da homeopatia no tratamento paliativo da doença renal crônica: Estágio 4
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a984.1-5Palavras-chave:
Doença renal crônica, homeopatia, tratamento paliativoResumo
Foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do uso da homeopatia aplicada ao alívio da dor e do sofrimento em animais acometidos com Doença renal crônica em estágio 4. Uma revisão bibliográfica em livros, periódicos, artigos científicos e revistas eletrônicas que julgamos pertinentes. A História da homeopatia, desde seu surgimento, sofreu grandes contribuições, como de Hipócrates, conhecido como “o pai da medicina” e Christian Friedrich Samuel Hahnemann, médico Alemão, que no século XIX, concretizou a homeopatia como a conhecemos hoje. Diferentemente da alopatia convencional, a homeopatia se mostra uma alternativa viável para findar e/ou minimizar a dor do animal. Comum na Clínica de pequenos animais, a Doença Renal Crônica, patologia caracterizada pela destruição dos néfrons até o ponto de perda de função renal, com irreversibilidade do processo e TFG inferior a 50%, pode ser estadeada baseando-se em parâmetros da concentração de creatinina. De acordo com a literatura consultada, fica claro que o tratamento alopático de eleição, apesar de contribuir no controle dos sinais clínicos manifestados, é incapaz de garantir a cura, tampouco a irreversibilidade do processo. Assim, a homeopatia se apresenta como uma alternativa para o cuidado paliativo do animal, garantindo a diminuição de riscos e a melhora na qualidade de vida do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anderson Scherer, Francielly Santos Mendes, Igor Silva Silito, Renata Tesser Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.