Métodos de avaliação em pastagens com ou sem animais
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a995.1-18Palavras-chave:
Experimentação, manejo, massa de forragem, metodologiaResumo
Objetivou-se com esta revisão abordar sobre os métodos de avaliação realizados na experimentação vegetal com ou sem animais. De maneira geral, as áreas de pastagens no Brasil são as principais fontes de alimentação de ruminantes, uma vez que o país detém uma grande área territorial composta por diversas plantas forrageiras. Neste sentido, entender como os dosséis forrageiros se comportam durante determinada estratégia de manejo é de fundamental importância para elaboração do gerenciamento de pastagens. Para tanto, é necessário lançar mão de métodos de avaliações que permitem estimar uma variável desejada, servindo como base para a definição de tomadas de decisão. As técnicas de avaliação em pastagens são divididas em diretas e indiretas, onde cada método possui sua peculiaridade resultando em estimativas variáveis quando comparadas entre si. Ademais, além da escolha do método utilizado, a experimentação em pastagens deve integrar a resposta da planta à variação climática, e se possível a presença do animal no sistema. Desta maneira, é possível simular o ecossistema de pastagens dentro da experimentação e ser extrapolado para os sistemas de produção agropecuários. Assim a eficiência desses sistemas pode ser melhorada por meio dos planejamentos forrageiros desenvolvidos com base científica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natan Teles Cruz, Aureliano José Vieira Pires, Braulio Maia de Lana Sousa, Renata Rodrigues Jardim, Daniela Deitos Fries, Daniel Lucas Santos Dias, Paulo Bonomo, Bárbara Louise Pacheco Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.