Fisioterapia pós operatória em cão com hérnia cervical e suspeita de meningoencefalite granulomatosa associada
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a604.1-7Palavras-chave:
cães, meningomielite granulomatosa, reabilitação veterináriaResumo
A doença do disco intervertebral (DDIV) é um dos principais transtornos neurológicos em cães. Os sinais clínicos e o prognóstico podem variar de acordo com a localização da lesão, tipo de herniação, tempo de evolução, morosidade na realização da intervenção cirúrgica e comportamento do paciente. Normalmente, as lesões em região cervical costumam causar um quadro clínico grave, como hiperalgesia refratária a tratamento medicamentoso até tetraparesia. Nesses casos, a intervenção cirúrgica é a modalidade terapêutica de escolha. Os exames padrão ouro para o diagnóstico de DDIV são a ressonância magnética e a mielotomografia. A meningoencefalomielite granulomatosa (MEG) é uma doença inflamatória que acomete o encéfalo e/ou a medula espinhal. Ela pode causar lesões focais ou multifocais podendo atingir até o tronco encefálico. A fisioterapia tem papel importante tanto na recuperação do paciente submetido à cirurgia cervical pois contribui com o controle do edema local, acelera a cicatrização tecidual, recupera a força muscular e estimula a função neuromuscular, quanto no paciente com um quadro de MEG, pois auxilia no controle postural, no equilíbrio e na marcha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daniela Loureiro Henrique, Beatriz Ribeiro Gaspar, Emerson Siqueira, Nadja Jorge, Luigi Milanez Ávila Dias Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.