Aspectos clínicos e cirúrgicos do parasitismo por Dioctophyma renale em cão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a670.1-6Palavras-chave:
dioctofimose, rim, nefrectomia,dioctofimose,rim,NEFRECTOMIAResumo
Dioctophyma renale é o maior nematódeo que parasita o rim de mamíferos domésticos, silvestres e humanos, mas é encontrado principalmente em carnívoros piscívoros. É uma parasitose que afeta com mais frequência o rim direito, podendo causar insuficiência renal e levar o animal a morte. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo relatar o caso clínico de um cão, sem raça definida (SRD), macho, com idade estimada de 10 anos e peso de 8 quilos do munícipio de Joinville e descrever o procedimento cirúrgico da nefrectomia realizada para a retirada do parasito. O diagnóstico da presença de Dioctophyma renale foi um achado acidental, após ser realizada uma ultrassonografia, por outras suspeitas e devido a maiores problemas de saúde os quais o cão apresentava, morreu dias após a realização da cirurgia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Camila Mariellen Evangelista, Chaiane Wyzykowski Soares, Rodrigo Polido de Araújo, Pietra Viertel Molinari, Bruna Reinert, Sarah Luiza Soares, Katherinne Barth Wanis Figueiredo, Juliana de Abreu Pereira, Franciolle Dias Pedras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.