Exérese de carcinoma hepatocelular e leiomiossarcoma vaginal em uma cadela: Relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
Cirurgia, oncológico, tumor hepático, tumor vaginalResumo
As neoplasias hepatobiliares em cães e gatos são incomuns e representam cerca de 2,6% a 5,5% de todos os tumores em cães, enquanto que os tumores vaginais correspondem de 2,4 a 4,6% de toda a rotina oncológica no trato reprodutor feminino. Devido as alterações clínicas serem inespecíficas, o diagnóstico definitivo de Carcinoma Hepatocelular (CHC) requer avaliação dos exames complementares, biópsia hepática e avaliação histopatológica. O diagnóstico de leiomiossarcoma vaginal deve ser baseado no histórico e sinais clínicos, associando ao resultado da palpação vaginal, exame citológico e anatomopatológico. Ambas as enfermidades apresentam resultados favoráveis a reservados dependendo da morfologia tumoral, quando associados com a ressecção cirúrgica e não havendo presença metástases. No presente relato a paciente apresentou uma neoformação hepática identificada no ultrassom abdominal e uma recidiva de tumor vaginal. Assim, o objetivo do presente trabalho é relatar um caso de exérese de carcinoma hepatocelular e leiomiossarcoma vaginal em uma cadela atendida no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco de Assis Araújo Camelo Júnior, Gabriela Morais Santana, Mariana Wilhelm Magnabosco, Vitória Ramos de Freitas, Mical Cipriano Felipe, Guilherme Ferreira Robaldo, Fabiane de Holleben Camozzato Fadrique, Fabiane Borelli Grecco, Patrícia Silva Vives
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.