Hipospadia anal em um canino: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a402.1-7Palavras-chave:
anomalidade congênita, canino, cirurgia, uretraResumo
O objetivo deste trabalho é relatar um caso de hipospadia anal em um canino macho de dois meses de idade, abordando diagnóstico e conduta terapêutica. O paciente foi atendido no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas, onde foram relatadas alterações no ato de defecação e, principalmente, micção, sendo ambos realizados pelo ânus. Procederam-se exames hematológicos e de urinálise, além de exame ultrassonográfico abdominal, onde as imagens de arquitetura renal, vesical e intestinal apresentavam significativas alterações. Após a estabilização das debilidades clínicas o paciente foi encaminhado para correção da hipospadia, penectomia e criptorquidectomia. Observou-se que a conduta clínica e cirúrgica logrou êxito, visto a melhora do quadro e ausência de sinais clínicos posteriores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcio Fernando Weber Brito, Charles Silva de Lima, Vanessa Milech, Felipe Rosa Cunha, Patrícia Silva Vives, Maurício Veloso Brun, Leandro Zuccolotto Crivellent
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.