O papel do médico veterinário no combate a rinha de cães
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16nsupl.a1310.1-5Palavras-chave:
Cães de rinha, crueldade animal, medicina veterinária legalResumo
A rinha de cães acontece quando dois ou mais cães são colocados juntos intencionalmente com o propósito de luta, para finalidades recreativas e lucrativas. Pode ser definida como um ataque não acidental entre cães. É uma prática criminosa e ilegal, que ainda acontece em muitos países de forma clandestina. A crueldade e violência contra animais estão intimamente relacionados com a violência interpessoal. Atualmente, a associação entre esses dois tipos de violência é conhecida como Teoria do Elo. O presente trabalho foi delineado para analisar a literatura científica acerca de cães de rinha, destacando as dificuldades de atuação e o papel do médico veterinário no combate à essa prática ilegal. A metodologia adotada foi uma busca integrativa em bases bibliográficas como Scielo e Pubmed. O reconhecimento do elo por profissionais capacitados de diferentes áreas é fundamental para a quebra do ciclo de violência no qual estão envolvidos vítimas humanas e animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vivian Lindmayer Cisi, Gabriely Candida de Oliveira Castilho, Adriana de Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.