Elaboração de manequim equino para aprimoramento na ausculta abdominal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n01a1322Palavras-chave:
Abdominal, auscultação, equino, ensino, manequim, simulaçãoResumo
Nas últimas décadas o ensino na medicina veterinária vem se transformando e criando novas estratégias a fim de aprimorar as habilidades dos alunos e futuros profissionais. Pensando na importância da auscultação abdominal equina e os benefícios que os métodos de simulação proporcionam para o aprendizado, foi pensado o desenvolvimento de um manequim que simulasse de forma interativa e eficiente os locais de ausculta e os sons dos borborigmos intestinais (hipermotilidade, normomotilidade, hipomotilidade, descarga completa e descarga incompleta). O manequim equino integra um sistema de hardware composto por duas placas que possibilitam a sua ativação e controle através de botões e por um aplicativo de sistema Android via bluetooth. O presente trabalho é uma ferramenta que proporciona o enriquecimento das aulas práticas, atividades avaliativas e simulações de casos clínicos, possibilitando assim maior confiança e preparo aos alunos diante dos atendimentos futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiane Nunes dos Santos, Paolo Neandro Bona Soares, Carolina Martire Pellegrini, Marisa Martire Pellegrini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.