Avaliação radiográfica da coluna cervical de bovinos que participaram de prova de laço em duplas
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N6.581-586Palavras-chave:
diagnóstico por imagem, exame radiográfico, lesão de coluna, rodeioResumo
Em um ambiente de prova real e de grande competitividade durante o campeonato nacional realizado no município de Avaré-S.P. em julho de 2016, obteve-se imagens radiográficas da coluna cervical de 56 bovinos, machos ou fêmeas sem raça definida, com peso médio de 250 Kg. As imagens foram obtidas antes e depois das provas, por meio de aparelho digital com os animais contidos em brete e em posição quadrupedal. Os critérios avaliados foram: malformação, fratura, luxação e alteração de posição das vertebras. As imagens foram estudadas por 2 avaliadores em separado e ambos não encontraram lesões anteriores ou posteriores à prova no grupo de animais estudados. Este resultado nos permite concluir que, nas condições deste experimento, não houve alteração na coluna cervical dos bovinos provocada pelo ato de laçar estes animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Marisa Martire Pellegrini, Carolina Martire Pellegrini, Marco Aurélio Gallo, Roberto De Pádua Foz Filho, André Luis Do Vale de Zoppa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.