Cirurgias cerebrais mais frequentes na clínica de pequenos animais: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n10a1248.1-13Palavras-chave:
Neurocirurgia, craniotomia, pequenos animaisResumo
Com a progressão da complexidade dos casos neurocirúrgicos houve concomitante o avanço técnico no manejo diagnóstico e no tratamento de tais agravos. Por “Cirurgia” entende-se procedimentos invasivos com propósitos precisos que podem ser empregados tanto para a definição diagnóstica quanto para o tratamento paliativo ou definitivo de determinadas afecções orgânicas, visando a adequação/alteração das funções fisiológicas ou da estrutura anatômica propriamente dita. A manobra operatória para estabelecer uma via de acesso ao cérebro é intitulada “Craniotomia”. Na abordagem de pequenos animais as craniotomias utilizadas com maior frequência subdividem-se em: Craniotomia Lateral ou Rostrotentorial, Craniotomia Transfrontal e Craniotomia Suboccipital, utilizadas para o tratamento de elucidações de casos clínicos neurológicos visando a melhoria da qualidade de vida, neurovegetativa dos animais acometidos por tais patologias. O presente trabalho tem como objetivo explanar as principais Cirurgias Cerebrais em cães e gatos dentro da Medicina Veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Borgonio Leão Rodrigues do Nascimento, Iris Julyane Macedo da Silveira, Pietra Mariana Duarte Figueiredo, Thalles Matheus Costa Lobato, Thiago Novo Guerreiro, Bruno de Cássio Veloso Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.