Esporotricose em canino da raça Rottweiler: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1211.1-6Palavras-chave:
Cão, úlceras, sporothrixResumo
A esporotricose é uma micose subcutânea contagiosa causada por fungos dimórficos do complexo Sporothrix schenckii, que acomete diversos animais domésticos, inclusive o homem, sendo Sporothrix brasiliensis a principal espécie responsável por epizootias em diferentes estados brasileiros. Na espécie canina, a esporotricose ainda é considerada incomum. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo relatar um caso de esporotricose canina, em um cão da raça Rotweiller, de dois anos de idade, apresentando lesões ulceradas em tórax e ponte nasal, além de lesões nodulares em tórax. O diagnóstico foi confirmado pelo exame histopatológico com coloração especial (PAS) e o tratamento preconizado foi itraconazol na dose de 5 mg/kg, uma vez ao dia, por três meses, com remissão completa das lesões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Kátia da Rocha Neves, Edna Michelly de Sá Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.