Desmistificando o senso comum das terapias integrativas na medicina veterinária: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1203.1-7Palavras-chave:
Pequenos animais, acupuntura, aromaterapia, reiki, ozonioterapiaResumo
A medicina integrativa é o conceito recentemente adotado para vincular a medicina convencional à medicina alternativa e complementar, pela utilização de antigos sistemas de cura com a medicina atual. Na medicina veterinária, o uso de terapias integrativas tem se tornado cada vez mais frequente, exigindo dos profissionais qualificação para orientar e intervir corretamente na particularidade clínica de cada paciente. Muitas vezes observa-se, na rotina clínica, que as terapias integrativas são utilizadas como última alternativa para melhorar a qualidade de vida dos animais que não responderam bem ao tratamento convencional. Portanto, o objetivo desta revisão é oferecer informações sobre a importância da medicina integrativa no cenário atual e promover conscientização dos benefícios das terapias integrativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexsandra Vieira Silva Cadima, Gabriely Lopes Franco, Barbara Maria Gonçalves Gama, Nâmela Carvalho Silva, Stefhany da Silva Coelho, Danielle Vitorino Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.