Correção cirúrgica de otohematoma em suíno na cidade de Barra, Bahia: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1217.1-7Palavras-chave:
Intervenção cirúrgica, otohematoma, qualidade de vidaResumo
Esse estudo tem como objetivo relatar um caso de correção cirúrgica de otohematoma em um suíno, macho, raça Piau, um ano de idade, pesando 70 kg, em uma propriedade rural da cidade de Barra, Bahia. O otohematoma é uma alteração patológica que tem como principal característica o grande acúmulo de sangue flutuante na região côncava do pavilhão auricular, podendo ser causado por traumas, movimentos bruscos ou ocasionados por inflamações, tumores ou pólipos no canal auditivo. É diagnosticado principalmente pelo exame físico geral e específico. Possui ocorrência na espécie suína; porém, pouco relatado na literatura, no qual encontra-se uma quantidade maior de relatos direcionados para outras espécies. O animal tinha como finalidade ser utilizado como reprodutor, possuía histórico de incidência de dor, desconforto na orelha esquerda e havia reduzido a ingestão de alimentos. Durante o exame clínico, observou-se que os parâmetros fisiológicos estavam normais para a espécie. No exame específico, pela palpação, identificou-se presença de conteúdo entre a face epitelial e cartilaginosa da orelha esquerda e cicatrizes causadas por tentativas de drenagem feitas pelo tratador anteriormente. A partir das análises, foi confirmado o diagnóstico de otohematoma, tratado por meio de intervenção cirúrgica, fazendo drenagem do conteúdo presente, com posterior utilização de sutura captonada. Em conclusão, a correção do otohematoma foi realizada com sucesso, proporcionando melhor qualidade de vida para o animal, que voltou a desempenhar suas atividades normalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Portugal Magalhães Damásio, Victória Ranna Dias dos Santos, Milene Costa da Silva, Laert Mateus Martins de Sousa, Tâmara Medeiros Nogueira, Joana de Souza Cardoso, Patrícia Brandão Araújo Dias, Jaine Mendes Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.