Cetoacidose diabética: Revisão e relato de casos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1221.1-13Palavras-chave:
Acidose metabólica, cetonemia, glicosúria, hiperglicemia, insulinaResumo
A cetoacidose diabética (CAD) é a complicação mais comum decorrente da diabetes mellitus, onde cerca de 15% dos animais chegam a desenvolver este quadro. É caracterizada pela tríade bioquímica, estando presente hiperglicemia persistente, acidose metabólica e cetose, alterações que podem levar ao óbito do paciente por conta das diversas alterações metabólicas geradas, por conta disto é considerada uma emergência médica. Acomete cães de 5 a 12 anos de idade, sendo mais comum em fêmeas. O objetivo foi relatar dois casos de CAD atendidos na Clínica Escola Veterinária, da Universidade Estadual do Centro-Oeste e realizar uma análise de ambos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriele Alonso, Taynara Buratti Massola, Thais Aparecida Machado, Adriano de Oliveira Torres Carrasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.