Descrição da síndrome de erosão da moela em aves comerciais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1197.1-8Palavras-chave:
Adenovirus, aviadenovirus, corpos de inclusão, FAdV, histopatologiaResumo
Infecções adenovirais são comuns em aves comerciais, principalmente em sistemas de criação intensificada e já foram reportadas em diferentes locais, como: Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Europa. As doenças envolvendo os Aviadenovírus (FAdVs), incluem a hepatite por corpo de inclusão (HCI), síndrome da hepatite-hidro pericárdio, (SHH) e outras condições afetando o sistema respiratório e digestivo das aves, além da Síndrome de Erosão de Moela (SEM). Esta publicação objetiva a caracterização da SEM como condição emergente no Brasil. Foram analisadas, entre setembro de 2021 e maio de 2022, 168 aves em 56 casos, sendo estas tanto de corte como de reprodução. Foram conduzidos exames de PCR para identificar o DNA viral e 28 exames histopatológicos com alguns destes revelando presença de corpos de inclusão virais no ventrículo, além de quadros inflamatórios típicos envolvendo infiltrado linfoplasmo-histiocítico. Foram encontrados outros processos inflamatórios em outros órgãos, como o pró-ventrículo. O PCR evidenciou positividade para o Aviadenovírus. Com base nos achados do presente estudo, caracterizou-se a presença da SEM no Brasil. Enfatizamos a importância do sequenciamento do vírus, especialmente do tipo 1, como próximo passo a ser seguido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Júlia Roppa, Gervásio Henrique Bechara, José di Fabio, Edson Bordin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.